Sobre


Este blog nasceu como parte integrante do projeto Arquitetura da Gentrificação (AG), criado pela jornalista Sabrina Duran e realizado entre 2013 e 2014 em parceria com a Repórter Brasil.

O projeto foi iniciado com o objetivo mapear os processos de “higienização” (gentrificação) na região central da capital paulista adotados durante as administrações municipais de José Serra (2005-2006) e Gilberto Kassab (2006-2012). Esta investigação gerou, ao final de 2013, um conjunto de reportagens, dossiês, mapas, vídeos e fotos que podem ser consultados neste site: www.reporterbrasil.org.br/gentrificacao

Em 2014, um novo processo de investigação foi iniciado, agora sobre um projeto de reurbanização do centro da cidade idealizado por uma instituição financeira e mediado junto à população pela administração Fernando Haddad (2013-atual). O dossiê com análises sobre este processo de privatização do espaço público e dezenas de documentos que as fundamentam pode ser consultado neste site: www.reporterbrasil.org.br/privatizacaodarua

Durante os dois primeiros anos do AG, este blog teve um papel essencial nas investigações. Aqui a apuração foi aberta ao público semanalmente; foram divulgados áudios, vídeos e fotos de audiências públicas, manifestações e debates dos quais o AG participou, fontes bibliográficas pesquisadas, além de breves análises sobre possíveis caminhos de investigação. Abrir a apuração serviu para estreitar a comunicação com a/o leitora/o, subsidiar debates públicos sobre gentrificação e radicalizar a transparência e o compromisso com o interesse coletivo. A transparência potencializa a independência.

A partir de 2015, com o AG caminhando já sem a parceria com a Repórter Brasil, o blog continua sendo o canal de comunicação direta com as/os leitoras/es, o canal para a publicação de novas investigações e de tensionamento da questão da transparência na administração pública por meio do levantamento e abertura de documentos que, apesar de públicos, nem sempre estão publicados.

Acompanhe as postagens no blog ou nas redes sociais do AG: facebook e twitter.

Para entrar em contato, escreva para sabrinaduran@gmail.com